Manifesto .
A arquitetura manifesta-se entre a construção do espaço, as necessidades das pessoas e do ambiente envolvido. O arquitet@ é, neste sentido, um facilitador entre as várias frentes do projeto, a sua responsabilidade é trazer equilíbrio, harmonia e sentido estético na sua organização estruturação do espaço.
A prática de trabalho da Oficina Ponto é baseada em dois conceitos estruturantes:
. A participação: as pessoas são convidadas a participar ativamente nos projetos (desde o desenho à construção). A prática participativa e o trabalho comunitário permitem, por um lado, aumentar o sentido de pertença nos projetos e, por outro, capacitar individualmente e coletivamente as pessoas no desenvolvimento de tarefas fora do seu campo de atuação.
. A sustentabilidade: é para a oficina um ponto fulcral no seu desenvolvimento e amadurecimento enquanto prática profissional. É importante a tomada de consciência sobre o estado do planeta e por isso a oficina foca-se no desenvolvimento de projetos que estejam de acordo e em harmonia com o ambiente.
A Oficina Ponto observa e analisa o projeto em consonância com o ambiente em três escalas: em primeiro lugar o local de implantação (estradas, edifícios e vegetação envolvente), em segundo lugar a bioregião onde o projeto se insere (clima da região/país), em terceiro lugar o planeta em si.
Para a Oficina Ponto é importante este olhar alargado. Pensar global no local e considerar o todo no pequeno. Investimos a nossa sabedoria e toma de consciência em todas as decisões procurando sempre uma solução que respeite o ambiente.
A Oficina Ponto usa ferramentas como a Permacultura, a Bioconstrução e a Economia Circular para o desenho e harmonização dos espaços. A construção com materiais naturais é um compromisso que procura envolver os recursos existentes no lugar contribuindo para uma pegada carbónica mais reduzida.
Somos responsáveis por aquilo que criamos. A Oficina Ponto é, por isso, um manifesto a favor da arquitetura de qualidade que procura corresponder às necessidades das pessoas e do planeta.
“Cada um é responsável por todos. Cada um é o único responsável. Cada um é o único responsável por todos. “ Antoine de Saint-Exupéry